Imagem capa - Elopement Wedding - Casamento a Dois por SERGIO OLIVEIRA FOTOGRAFIA

Elopement Wedding - Casamento a Dois


ELOPEMENT WEDDING  -  


Pouco divulgado aqui no Brasil, este estilo de casamento é muito comum em diversos países. 

Seja pela facilidade, economia ou pela intimidade que proporciona, o elopement wedding tem sido uma alternativa aos noivos brasileiros. Em uma paisagem paradisíaca ou com um cartão postal de fundo, é uma opção a quem deseja uma experiência única e inesquecível sem pensar em um grande evento.


O SIGNIFICADO


A palavra "Elope" em inglês significa fugir de algum lugar e não retornar ao seu ponto de origem. Ela foi mencionada inicialmente em 1338, para definir o ato de uma mulher abandonar o seu marido para fugir com o seu amante ou pelos casais que fugiam para se casar sem a aprovação dos pais na Europa.. Essa definição permaneceu até 1800, quando passou a significar o ato de um casal fugir para se casar, sem necessariamente abandonar nenhum outro cônjuge para isto, e possuindo também a benção das famílias. 

Desde então Elopement vem sendo coloquialmente usado para casamentos que acontecem de maneira repentina, as vezes até secreta sem a presença de amigos ou família, ou com um número muitíssimo limitado de pessoas. 

Se tivéssemos que fazer uma tradução para a nossa língua, poderíamos dizer que Elopement Wedding é um casamento a dois.

O conceito consiste basicamente em fugir para se casar, escapando do estresse – e dos gastos – de um evento de grande porte.





SOBRE A CERIMÔNIA

Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais ou casais que acabam optando por este formato visando o baixo custo.


Mas a ideia do Elopement Wedding vai além de economia ou praticidade, cada projeto de casamento a dois deve ser elaborado de forma personalizada, com todo carinho e afeto. O objetivo deste tipo de cerimônia é proporcionar ao casal uma experiência única e intensa de celebração do amor e da cumplicidade. É perfeito para casais que sonham com esse momento só deles, casais que buscam profundidade, significado e muita intimidade.

Em uma paisagem paradisíaca ou com um cartão postal de fundo, é uma opção a quem deseja algo inesquecível sem pensar em um grande evento.


Ela precisa fazer sentido para o casal e não escolher apenas porque os pais gostariam ou porque está na moda. Pode parecer clichê, mas é isso que faz desse tipo de cerimônia tão particular . O casamento a dois permite aos noivos escolherem exatamente o que quiserem, sem amarras aos protocolos ou ao desejo de outra pessoa que não seja o noivo e a noiva, então é preciso aproveitar isso”





COMO FUNCIONA?

A preparação é idêntica a qualquer outro casamento, mas obviamente com mais facilidades

O planejamento do casamento a dois é parte fundamental para o sucesso. Por envolver um número menor de fornecedores, o prazo ideal para organizar um casamento a dois é de no mínimo três a cinco meses de antecedência quando realizados no Brasil, e de seis a oito meses quando realizado no exterior.








ESCOLHA O LOCAL

Procure por áreas mais escondidas onde você conseguirá fazer uma cerimônia um pouco mais reservada, geralmente os casais optam por lugares paradisíacos.

Logo abaixo seguem os melhores e mais procurados lugares para um Elopement Wedding 

No exterior temos, Cancún, no México, é uma boa pedida por ter belas paisagens naturais e se destacar em infraestrutura

Ainda na rota internacional, interessam locais como as Ilhas Maldivas (na Ásia), Ilhas Fiji (Oceania), Tailândia (Ásia), Punta Cana (República Dominicana) e a região da Toscana, na Itália.,

Já no Brasil, os locais de praia costumam fazer os corações dos casais baterem mais forte. Pense em lugares como a Ponta dos Ganchos, em Florianópolis, o arquipélago de Fernando de Noronha, Búzios, Costa de Santa Catarina, Jericoacoara, Península de Marau, Praia de Pernambuco, Praia dos Carneiros, Pipa, Ponta do Corumbau, São Miguel dos Milagres entre outras.


É muito importante checar se a data estipulada cai em uma boa época do ano no destino; se estará muito calor ou muito frio para evitar surpresas. Procure por um assessoria especializada e que conheça o destino.





DEFINA O HORÁRIO

Para garantir clima ameno e fotos perfeitas, o ideal é marcar a cerimonia para o entardecer.


CONTRATE FORNECEDORES

Como profissionais essenciais para o casamento acontecer como assessora, fotógrafo, celebrante, música, maquiadora e cabeleireiro. Se quiserem “incrementar” o pacote, os noivos podem incluir ainda cinegrafista,  estilista, confeiteira, consultora para traje do noivo, decoradora e a equipe do espaço para os noivos se arrumarem.

Os noivos devem decidir se haverá celebrante ou não, como a maioria dos casamentos realizados no exterior não são válidos (legalmente) no Brasil, é necessário que o casal realize, também, o casamento civil, ou pelo menos viva em uma união estável.

Sobre os votos, ao optar pelo Elopement, vale lembrar que, junto com os noivos (as), recomenda-se a presença de uma pessoa para celebrar o casamento e fazer a leitura dos votos


A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA

A fotografia é a forma de registrar esse momento único.

Pense em profissionais que entendam totalmente a proposta de um casamento cheio de emoção e profundidade, essas fotos devem ser leves e o momento deve ser apenas do casal, não devendo haver nenhum tipo de interferência externa ou por parte da equipe de fornecedores. 






Dicas de como lidar com a família?

Um dos pontos de apreensão para quem quer fazer o elopement muitas vezes é a família, que acaba não participando deste dia – o que pode gerar certo mal-estar. Roberta conta que o conceito de elopement começou justamente como uma fuga, para os casais que achavam que não teriam aprovação da família. “Eles casavam escondidos e depois mostravam as fotos”, afirma.

Para resolver esta questão, os noivos tem como alternativas que vão desde a transmissão ao vivo do casamento, um almoço ou uma festa com a família , a um cartão de comunicado aos amigos e familiares, que desta maneira a se sentem mais perto do casal”.



Gostou das fotos desse post?

 Foi um Elopement surpresa! (clique aqui e conheça toda a história)



Me diz aí o que achou dessa ideia!

Envie esse post para alguém que adoraria esse estilo de casamento.